Mobilização social é uma ferramenta usada para a articulação de um conjunto de pessoas de maneira responsável e interdependente, com o objetivo de alcançar a melhoria de uma realidade em comum.

Esse é um método em que pessoas e coletivos são convocados a se unir em torno de uma causa. Esse processo deve sempre resultar de uma escolha ética, com envolvimento efetivo da comunidade e engajamento na luta defendida.

A mobilização social é um processo muito importante na implementação de políticas públicas. Na mobilização, os caminhos são construídos de forma coletiva, compartilhando assim os direitos e responsabilidades de cada um na construção do objetivo final.

O CIAAT é responsável pela mobilização social do Programa de Recuperação de Nascentes e Educação Ambiental da Fundação Renova. A mobilização consiste em engajar o produtor na implementação do programa, fazendo com que ele se torne o protagonista da ação.

Esse procedimento é muito importante na construção de projetos que envolvem a comunidade, uma vez que é de extrema importância que os envolvidos se sintam protagonistas das ações.

É responsabilidade do produtor manter a área cercada da nascente por 10 anos,  se ele não estiver de fato envolvido no projeto, cumprir essa meta pode se tornar um obstáculo. Uma vez que ele se sente parte e tem consciência da importância da preservação, o cuidado vem como consequência.

O CIAAT possui um forte trabalho com mobilização social, realizando reuniões que envolvem as comunidades, disseminando informações necessárias para a implementação de projetos e políticas em diversas realidades, de forma particular, conforme as características e necessidades de cada uma.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
INSTAGRAM