No mês de setembro, o Centro de Informação e Assessoria Técnica (CIAAT) firmou parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares (UFJF-GV), para a realização do projeto de extensão ECOS DO RIO DOCE – Educação, Comunicação e Sustentabilidade.

A equipe da UFJF-GV, coordenada pelo professor de Direito Bráulio Magalhães, é formada por cinco estudantes dos cursos de Direito, Medicina e Odontologia, que vão desenvolver ações no campo da educomunicação junto aos colaboradores e públicos atendidos pelo CIAAT.

Ao longo de um ano, serão realizadas atividades práticas, palestras, rodas de conversas, oficinas, intercâmbios, vivências, campanhas educativas, entre outras atividades culturais, com o objetivo de estimular e difundir a comunicação popular participativa no campo da Educação Ambiental e fomentar conhecimento, informação e mobilização dos (e pelos) projetos e ações desenvolvidos pela UFJF-GV e pelo CIAAT.

As metodologias participativas propostas pelo ECOS do Rio Doce abordam temas como: integração campo-cidade; produção e consumo conscientes; conceitos de Segurança Alimentar e Nutricional; acompanhamento da Agenda 2030 – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU); e leitura crítica da mídia.

Para o professor Bráulio Magalhães, coordenador do projeto de extensão, é de fundamental importância o engajamento coletivo para a efetivação de políticas estatais e não governamentais de meio ambiente.

“O Vale do Rio Doce vem sofrendo há décadas com intensa degradação ambiental nos meios rurais, especialmente devido a equívocos nos processos de produção, seja agrícola ou pecuária. Ainda, poucas iniciativas são vistas na direção de combate resolutivo às degradações, nem mesmo após o desastre-crime cometido pela Samarco-Vale-BHP Billinton que reconfigurou a vida em toda a bacia do Rio Doce”, afirma Bráulio.

As atividades do ECOS serão desenhadas coletivamente, possibilitando a participação de todos os envolvidos: estudantes, agricultores, assentados e suas famílias, educadores e servidores, colaboradores e consumidores instalados nas cidades, distritos e comunidades.

SAIBA MAIS – O ECOS do Rio Doce é um dos projetos que compõem o Programa Ambiente-se, da UFJF-GV, que relaciona várias frentes de ação conectadas com economia solidária, cooperativismo, desenvolvimento sustentável e educação ambiental.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
INSTAGRAM