Durante o mês de junho,  o Centro de Informação e Assessoria Técnica (CIAAT) começou a promover o Diagnóstico Rural Participativo (DRP) na Bacia do Suaçuí, o trabalho está sendo realizado nas propriedades contempladas com o Programa de Recuperação de Nascentes e Educação Ambiental da Fundação Renova, no qual o CIAAT é parceiro e trabalha na mobilização social do programa.  

Os diagnósticos estão acontecendo no Córrego do Melquíades e Nova Brasília, zona rural de Governador Valadares, na zona rural de Virginópolis e Guanhães. O objetivo do DRP é estimular o produtor rural a entender sua propriedade, suas necessidades e, em conjunto com o técnico, construir um planejamento produtivo para o desenvolvimento sustentável de sua terra. 

DRP pode ser realizado individual, quando é feito apenas com a família da propriedade, ou em conjunto, quando é feito com toda comunidade onde as propriedades estão inseridas. Nessa etapa do programa, o DRP está sendo feito individual e, em seguida, será realizado com toda a comunidade onde está acontecendo o programa de Recuperação de Nascentes e Educação Ambiental. 

Para a Técnica de Campo do CIAAT, Ilzete Rodrigues, o trabalho é muito importante nessa etapa. “Como mobilizadora social, acredito que esse trabalho irá facilitar muito o nosso planejamento para as ações que iremos realizar nas propriedades no futuro, uma vez que cada propriedade receberá assistência técnica, por isso, é de extrema importância entender de forma ampla as necessidades e desejos de cada produtor” disse.  

DRP realizado na propriedade do Sr. Vando – Córrego do Melquíades

Entenda o Diagnóstico Rural Participativo 

O DRP consiste em um conjunto de técnicas e ferramentas que possibilitam com que os próprios produtores rurais façam o diagnóstico de sua propriedade e, a partir daí, comecem a entender o seu processo de produção, conseguindo auto gerenciar de maneira eficiente a sua propriedade, proporcionando o desenvolvimento econômico e sustentável. 

O CIAAT utiliza diversas ferramentas para a aplicação do DRP, que são: 

  • Caminhada Transversal;
  • Mapa falado;
  • Linha do tempo;
  • Árvore de problemas;
  • Matriz de priorização de problemas;
  • Calendário estacional;
  • Diagramas institucionais ou de Venn.

Mapa Falado

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