O Centro de informação e Assessoria Técnica (CIAAT), em parceria com outras empresas que trabalham na recuperação e revitalização do Rio Doce, está realizando a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho). O objetivo é criar a cultura da prevenção de acidentes entre os colaboradores das instituições e conscientizar sobre a importância do trabalho em equipe e do diálogo na prevenção. 

O tema da SIPAT 2019 é “Comportamento Seguro: Nada muda se você não mudar”, a abertura da semana aconteceu nesta segunda-feira, 28 de outubro, e a programação vai até a sexta-feira, 01 de novembro. Cerca de 200 colaboradores participaram da abertura oficial, que contou com uma palestra sobre a prevenção de acidentes e um teatro educativo sobre a importância do uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual).  

Para o colaborador do CIAAT, Rafael Marinho, com a SIPAT o funcionário consegue perceber a preocupação da instituição com o bem-estar de todos. “Já tive a oportunidade de participar da SIPAT em outras empresas e agora estou participando no CIAAT. Consigo perceber que a preocupação das organizações com a integridade física dos colaboradores continua trazendo grandes benefícios a curto, médio e longo prazos na qualidade de vida dos profissionais. Nos traz a sensação de tranquilidade, saber que as organizações estão sempre muito engajadas em preservar o maior e melhor recurso, a vida.” Disse.  

O que é SIPAT?  

A SIPAT, Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, como próprio nome já diz, é uma semana que toda organização que possui CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, promove com o objetivo de conscientizar os seus colaboradores sobre ações de segurança necessárias para o dia a dia.  

A SIPAT possui legislação prevista na Portaria nº 3.214, NR-5, item 5.16 “Atribuições da CIPA- O: “promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT”.  Por isso, toda organização precisa mostrar aos seus colaboradores os procedimentos corretos de segurança, como o manuseio correto de equipamentos, uso de produtos tóxicos e a compreensão da legislação vigente.  

A SIPAT é uma ferramenta para que ocorra cada vez menos acidentes no ambiente profissional, atualizando sempre os colaboradores sobre a melhor maneira de agir no trabalho, construindo uma cultura de segurança, gerando segurança e estabilidade a todos os colaboradores. 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
INSTAGRAM