APRESENTAÇÃO

O projeto Enriquecimento do Capital Social no Vale do Rio Doce visou o desenvolvimento da região do Vale do Rio Doce a partir da Educação para a Qualificação Profissional. Para alcançar esse objetivo, o projeto promoveu a capacitação de técnicos, lideranças comunitárias e produtores rurais para o desenvolvimento local sustentável e difusão de tecnologias sociais capazes de gerar oportunidade de trabalho e aumento de renda.

As ações tiveram como base as teorias de Desenvolvimento Local conjugadas com práticas de Gestão de Territórios.

A execução aconteceu entre 2014-2015, o projeto foi viabilizado com o patrocínio da PETROBRAS.

PÚBLICO ATENDIDO
Cerca de 700 pessoas foram beneficiadas diretamente pelo projeto. Nesse grupo encontram-se técnicos extensionistas de nível médio e superior formados ou em formação, lideranças locais provenientes de associações de produtores, sindicatos e cooperativas da economia solidária, assim como produtores familiares e seus filhos.

As comunidades rurais beneficiadas pelo projeto pertenciam aos municípios de Central de Minas, Conselheiro Pena, Divino das Laranjeiras, Frei Inocêncio, Galiléia, Itabirinha, Mendes Pimentel, Periquito, São Felix de Minas, São Geraldo do Baixio e Tumiritinga.

A seleção das comunidades atendidas se deu pelo interesse e pró-atividade das mesmas em contatarem o CIAAT e apresentarem suas demandas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM

1) Capacitação de 100 jovens e adultos em desenvolvimento local e formação cidadã;
2) Capacitação de 60 jovens técnicos em Pecuária Leiteira, com ênfase na tecnologia social Balde Cheio;
3) Viabilizar a difusão e o treinamento prático para implantação das tecnologias sociais: PAIS, Barraginhas, Fossas Sépticas e Balde Cheio;
4) Estimular a prática da coleta seletiva de lixo.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
INSTAGRAM