Uma imagem do Brasil como você nunca viu  tem tomado conta das redes, “um mundo cheio de veias, colorido como arco íris”, assim definiu o criador, o húngaro Robert Szucs, 33 anos,  que desenhou um mapa completo com  todas as bacias hidrográficas brasileiras, mostrando em detalhes rios e córregos por todo o território. 

O projeto “River Maps”, em português “Mapas de Rio”, vem sendo desenvolvido pelo húngaro há 3 anos com mapas de diversos países.  Szucs é Analista de Sistema de Informação, mas em seu trabalho atual, ele o define como uma mistura de geógrafo, cartógrafo e artista.   

Nos últimos anos, ele vem viajando o mundo fazendo trabalhos voluntários de criação de mapas para ONGs (Organização Não Governamental), que atuam em áreas de conservação ambiental, biologia, arqueologia e etc.  

Em declaração para a BBC-Brasil, o cartógrafo-artista disse “Eu amo a natureza e cresci perto de dois rios, mas a maioria dos mapas hidrográficos que eu via nos livros, online e por toda a parte era pouco inspiradora para mim. Eles traziam todos os rios azuis e todas as linhas iguais. Foi aí que eu quis tentar criar mapas precisos e científicos, mas também bonitos – a ponto de levar as pessoas a quererem colocá-los na parede”. 

O Brasil possui uma das redes fluviais mais extensas do mundo e seus rios ganharam vida nas mãos do húngaro em tons de vermelho, roxo, azul e rosa.  “um dos países mais bonitos do mundo e sem dúvida o que tem o rio mais famoso”, diz Szucs, se referindo à Bacia Amazônica. 

Os mapas são construídos a partir de dados de satélite e modelos digitais de elevação. Os trabalhos podem ser acessados pela galeria online, ao todo, são 160 mapas disponíveis de diversas partes do mundo, incluindo Estados Unidos, que segundo o criador, é o seu favorito por ter sido o primeiro e o que lhe deu visibilidade.  

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
INSTAGRAM