O que são ONGs?

Muitas pessoas não sabem muito bem o que é uma ONG, e é freqüente que se faça confusão com algum tipo de organismo social, criado para ser mal utilizado.

Importante entender antes de tudo, que Organização Não Governamental, é simplesmente uma associação. Pessoas se associam para resolver problemas, dentro de uma sociedade, que a própria sociedade não tem dado conta de resolver.

São ONGs, as associações de bairro, as associações de produtores rurais, os institutos, as fundações, enfim um grande número de organizações criadas para defender interesses de comunidades, para realizarem ações voltadas para a preservação da vida, da saúde, do meio ambiente, da educação, da formação profissionalizante, para a prestação de serviços como assistência técnica a pequenos produtores rurais, a indígenas, e muito mais, a prestação de assistência social.

As ONGs representam dentro da sociedade, o que se denomina de Terceiro Setor. Considera-se como Primeiro Setor todas as instancias governamentais, sejam do poder executivo ou o legislativo. Considera-se como Segundo Setor as empresas e tudo que compõe o mundo empresarial.

As empresas têm a função de produzir riqueza, e os governos, através da arrecadação dos impostos, tem a função de distribuir e administrar esta riqueza, para o bem da população e para a promoção do Desenvolvimento da sociedade.

No entanto, sobretudo da parte do sistema governamental, nem tudo está resolvido dentro de uma sociedade. Lacunas de necessidade de parte das populações ficam, sem serem resolvidas pelos governos. A capacidade dos governos de se aproximar das comunidades, e atender a demandas mais miúdas e especificas, costuma ser bastante limitada.

Por isso surge o Terceiro Setor, que é representado pelas ONGs.

Atuação da ONGs na pandemia

Neste momento de pandemia do COVID-19, pode-se ver a importância das ONGs, em ambientes difíceis de penetração pelos governos, como as grandes favelas do Brasil. Ações comunitárias de assistência social aos mais carentes são efetivadas pelas ONGs com maior eficiência. Distribuição de medicamentos, coleta e distribuição de alimentos, orientação à população, são oferecidas pelas ONGs gratuitamente, com trabalho voluntário.

Governos são limitados por regras burocráticas, que muitas vezes torna as ações emergenciais lentas e ineficientes.

As ONGs estabelecidas junto à população, se articulam então com governos e universidades, muitas vezes com empresas, para ofertar o apoio rápido e eficiente às populações carentes. Os componentes das ONGs são gente da comunidade, conhecem e tem a confiança dos moradores das localidades. Sua ação tem mais chances de serem rápidas, positivas e justas.

As ONGs estão por toda parte, realizando seu trabalho muitas vezes silencioso, em defesa do meio ambiente e da melhora de vida das pessoas. São inúmeras as associações, das mais diversas naturezas, que realizam trabalhos solidários, cumprindo os melhores princípios éticos, cuidando de crianças, idosos carentes e órfãos da sociedade e dos governos.

O papel do CIAAT enquanto ONG

Há quinze anos, o CIAAT, juntamente com a Associação Incubar, vem oferecendo sua pequena contribuição pelo Desenvolvimento do Vale do Rio Doce, apoiando costureiras, artesãos, pequenos produtores rurais, fazendo sua parte.

O CIAAT se propõe a apoiar solidariamente, pequenas organizações que queiram empreender um negócio de forma solidária. Nós nos propomos a conhecer os problemas e dificuldades de grupos de produção solidária, e buscar juntos soluções, conseguir recursos, viabilizar apoio técnico e orientar nos negócios e na organização cooperada.

Nossa proposta é incubar estes grupos em seus negócios, apoiar na gestão e na administração, mas também levar até eles a consciência da cidadania, trabalhar para elevar a auto estima das pessoas, conduzir as pessoas a seus direitos, mas além disso incutir o sentimento de responsabilidade social.

Nosso conceito de Desenvolvimento, tem o ser humano no centro dos processos, e mais, a busca pela humanidade, pela solidariedade e pela espiritualização. Neste conceito, somos uma Agência de Desenvolvimento.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
INSTAGRAM